BAD disposto a apoiar Congo no seu projeto de Central Africana Backbone

Brazzaville, Congo (PANA) – O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) declarou-se pronto para apoiar o Congo no seu projeto de Central Africana Backbone (CAB), visando favorecer a interconexão das redes de telecomunicações entre os países da África Central.

Esta garantia foi dada segunda-feira pelo chefe da missão do BAD, Samatar Omar Elmi, no termo duma sessão de trabalho com o ministro congolês dos Correios e Telecomunicações, Thierry Lézin Moungala.

Samatar Omar Elmi  lidera uma missão integrada por vários peritos dos domínios técnico, ambiental, social, em gestão financeira e aquisição.

A segunda fase deste projeto comporta infraestruturas da rede de fibra ótica que vai de Ponta Negra, principal centro económico do país,  à fronteira com o Gabão, passando por Dolisie e Mbinda, no departamento de Niari, no sul do Congo.

Esta fase necessita de dezenas de milhões de dólares americanos para a construção das infraestruturas de Internet de alta velocidade e o BAD pretende associar-se a este projeto.

O projeto foi financiado até ao presente pelo Banco Mundial (BM), e o apoio do BAD foi igualmente solicitado para infraestruturas de interconexão com os Camarões no eixo norte, em complemento do que já foi feito no quadro do Programa de Cobertura Nacional.

Outras componentes previstas incluem, nomeadamente, a instalação dum Centro Nacional de Dados, que constitui a base de desenvolvimento pela ciberadministração.

Este permitirá, entre outros, interconetar os países da África Central, modernizar o Caminho-de-ferro  Congo-Oceano (CFCO)  e desenvolver as tecnologias  da comunicação nas cidades, através da ligação digital das administrações pela ciberadministração.

-0- PANA MB/JSG/FK/IZ 1junho2015

01 يونيو 2015 23:22:32


xhtml CSS