Avião humanitário com 100 toneladas de produtos diversos parte para RCA

Bruxelas, Bélgica (PANA) - Um avião humanitário com 100 toneladas de produtos de primeira  necesidade deixou quarta-feira Ostende, na Bélgica, para Bangui, capital da República Centroafricana (RCA), soube-se de fonte oficial europeia.

A comissária europeia para a Ajuda de Emergência, Kristaline Georgieva, declarou que, na RCA, a crise de segurança e humanitária continua preocupante apesar da relativa estabilização da situação em Bangui e nas localidades onde as forças internacionais estão posicionadas.

Neste momento, precisou, 232 mil pessoas deixaram as suas casas na capital e mais de 650 mil outras estão deslocadas em todo o país.

O avião humanitário está carregado de medicamentos, alimentos terapêuticos, água, produtos de saneamento, veículos e outros equipamentos de comunicação, numa operação em que participam várias organizações humanitárias, incluindo a Médicos Sem Fronteiras (MSF), a Cruz Vermelha, a Ação contra a Fome, entre outras.

A União Europeia (UE) quer encorajar as autoridades de transição a prosseguir os preparativos das eleições que devem ser realizadas o mais tardar até fevereiro de 2015.

-0-PANA AK/BEH/IBA/FK/IZ 20março2014

20 Março 2014 21:26:04




xhtml CSS