Avião da companhia líbia Afriqiyah Airways sequestrado para Malta

Tripoli, Líbia (PANA)   - Um avião da companhia estatal líbia, Afriqiyah Airways, foi sequestrado esta sexta-feira e desviado para La Valeta, capital de Malta, por dois piratas que ameaçam fazer explodir o aparelho com 118 passageiros a bordo, soube-se de fonte oficial em Tripoli.

O avião que efetuava um voo doméstico, da cidade de Sebha (800 quilómetros a sul de Tripoli) para a capital do país, aterrou em Malta sob ameaças dos piratas, indicou a imprensa maltesa, citando membros da  torre de controlo da cidade de La Valeta.

O primeiro-ministro maltês, Joseph Muscat, confirmou, num tweet, o sequestro do avião líbio para Malta, afirmando no entanto que disposições de segurança foram tomadas.

Exposta ao caos desde a destituição, em agosto de 2011, do então regime de Muamar Kadafi,  após 42 anos de poder ditatorial, a Líbia está hoje à beira da divisão devido à existência de três Governos paralelos que disputam o poder.

Mas dos três, apenas um, o Governo de União Nacional, é reconhecido pela comunidade internacional.

O processo político está no impasse há vários meses devido a divisões que abalam o Parlamento, incapaz de votar a confiança no Governo de União que deve gerir uma nova transição política no país.

-0- PANA BY/TBM/FK/DD 23dez2016

23 december 2016 12:51:12




xhtml CSS