Agência Panafricana de Notícias

Autoridade reguladora da imprensa denuncia campanha contra Presidente mauritano

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - A Alta Autoridade da Imprensa e Audiovisual (HAPA) da Mauritânia denunciou “uma campanha de difamação” contra a pessoa do Presidente Mohamed Ould Abdel Aziz, indica uma declaração publicada esta quarta-feira.

A HAPA apela aos atores políticos e aos órgãos de comunicação para a moderação e mais responsabilidade com vista a preservar as conquistas da liberdade de expressão e do pluralismo.

Ela lembra que a Mauritânia vive atualmente sob o regime « duma forma do setor do audiovisual e imprensa escrita que reuniu as condições do pluralismo, aboliu a censura e despenalizou as infrações ligadas ao exercício da profissão de jornalista ».

« Isto permite igualmente o acesso dos partidos políticos à imprensa, particularmente em período eleitoral », prosseguiu, advertindo que estas conquistas poderão ser perdidas devido a « abusos e derrapagens ».

Pela segunda vez em alguns dias, a autoridade reguladora da imprensa na Mauritânia publica uma declaração que lembra aos órgãos de comunicação o princípio de responsabilidade como corolário do da liberdade.

O chefe de Estado mauritano e alguns membros da sua família são regularmente atacados na imprensa local por « presunção » de implicação em negócios.

-0- PANA SAS/BEH/FK/TON 26 agosto 2015