Agência Panafricana de Notícias

Autores de rapto reclamam por resgate na Nigéria

Lagos- Nigéria (PANA) -- Desconhecidos armados que raptaram o pai do ex-governador do Banco Central (CBN) da Nigéria, Charles Soludo, igualmente responsável do Partido Democrata Popular (PDP, no poder), exigem um resgate de cinco biliões de nairas (150 nairas = um dólar americano), noticiou quinta-feira a imprensa local.
Simeon Soludo, de 78 anos de idade, foi raptado e levado par um destino desconhecido por cinco homens armados que se introduziram na sua casa terça-feira quando se preparava para jantar.
A imprensa citou, por outro lado, Soludo como tendo declarado que a soma reclamada se destinava a "compensar as despesas dos outros candidatos".
Soludo foi recentemente designado candidato do PDP ao posto de governador do Estado de Anambra, no sudeste da Nigéria, em controversas circunstâncias.
Os seus mais de 40 adversários durante as eleições primárias do partido alegaram que ele tinha sido imposto pelo partido no poder e a sua designação foi contestada em tribunais.
Os raptos com pedidos de resgates, outrora limitados à província petrolífera do Delta do Níger, alargaram-se agora a outras localidades da Nigéria, o que provocou a adopção de leis repressivas, que permitem, entre outros, infligir a pena capital aos raptores em vários Estados.