Agência Panafricana de Notícias

Autópsia atribui a ataque cardíaco morte de jornalista e padre católico no Rwanda

Kigali, Ruanda (PANA) – Resultados preliminares de autópsia indicam que o padre Dominique Karekezi, um dos mais antigos jornalistas e ex-editor do jornal católico rwandês "Kinyamateka", morreu na sequência de um ataque cardíaco, indicou sexta-feira feira à PANA fonte familiar.

O reverendo Karekezi foi encontrado morto na sua casa de Rwamagana, no leste do Rwanda, esta semana.

As primeiras investigações indicavam que, depois de não responder a chamadas durante horas, um guarda da casa descobriu que Karakezi deixara de respirar, depois de tirar uma sesta na tarde de 10 de agosto.

No entanto, o relatório da Polícia rwandesa contradiz alguns relatos da imprensa local segundo os quais o corpo do falecido jazia exangue com um ferimento na cabeça, enquanto a sua garganta estava também inchada.

De 60 anos de idade, Karekezi deixou o jornalismo para a academia e ficou reitor da Universidade de Agricultura, Tecnologia e Educação de Kibungo, no sul do Rwanda, em 2010.

O bimensário "Kinyamateka" é o jornal mais antigo do Rwanda. Foi lançado pela Igreja Católica em 1933 e fechou no final de 2012 por falta de recursos financeiros suficientes para continuar a sua publicação.

-0- PANA TWA/VAO/AKA/IS/DIM/IZ 14ago2015