Aulas no Congo reabrem a um de Outubro

Brazzaville- Congo (PANA) -- A reabertura escolar no ano lectivo 2003-2004 está prevista para o primeiro de Outubro próximo no Congo, anunciou segunda-feira em Brazzaville a ministra do Ensino primário e secundário, Rosalia Kama-Niamayoua.
Numa entrevista concedida à imprensa, Kama-Niamayoua anunciou a execução de cursos de recuperação para o ano lectivo 2003-2004 no departamento de Cuvette-Ouest (norte) onde todas as actividades escolares haviam sido interrompidas durante cerca de um trimestre por causa duma epidemia da febre hemorrágica de Ébola.
Para o departamento do Pool recentemente fustigado por uma rebelião, revelou que o ministério vai autorizar todos os alunos a retomar os seus ciclos independentemente da idade, nas localidades do departamento onde, por causa da tensão, a escola ficou encerrada.
Falando dos internatos que estão fechados desde o ano passado, a ministra disse ser difícil desbloquear fundos no momento oportuno para alimentar estes internatos, por causa "da situação financeira precária" do país.
Kama-Niamayoua regozijou-se pela melhoria dos resultados escolares nos estabelecimentos onde a Parceria Internacional para o Desenvolvimento Humano (IPHD), uma ONG americana, e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) estabeleceram cantinas escolares no ciclo primário, depois da guerra de cinco de Junho de 1997.

17 Setembro 2003 11:17:00


xhtml CSS