Agência Panafricana de Notícias

Atos de violência pré-eleitoral denunciados em algumas localidades do Benin

Cotonou, Benin (PANA) - Uma plataforma eleitoral das organizações da sociedade civil para as eleições presidenciais de 11 de abril corrente no Benin denuncia atos de violência  registados em algumas cidades do país, durante manifestações anunciadas "pacíficas", soube a PANA de fonte oficial.

Desde as primeiras horas de 6 de abril de 2021,  marchas anunciadas como "pacíficas" transformaram-se em manifestações violentas com destruições de propriedades públicas e privadas, violações dos direitos humanos, obstáculos à livre circulação de pessoas e bens, entre outros", lamentou a plataforma num comunicado emitida quarta-feira última à noite.

Condenou "com firmeza" o uso da violência observada em algumas localidades e apelou à voz e ação dos líderes religiosos, celebridades e sábios "para nos evitarem o abismo."

Estas manifestações, que afetam as comunas de Parakou, Kandi, Tchaourou, Djougou, Tanguiéta (norte), Bantè, Savé (centro), Cotonou, Abomey-Calavi e Porto-Novo (sul), mobilizaram, em alguns locais, menores de idade, deplora a Plataforma, temendo que a situação esteja a tornar-se mais complexa com fortes probabilidades de represálias, vinganças e ajustes de contas que anunciam escaladas irremediáveis

Após os seus múltiplos apelos a uma ação concertada para um processo eleitoral pacífico, a Plataforma Eleitoral continua a acreditar que os apelos imediatos dos atores políticos em conflito ainda podem ajudar a acalmar a situação em várias localidades afetadas, diz o comunicado.

Os Beninenses são esperados nas urnas domingo próximo para eleger um sucessor ao Presudente cessante, Patrice Talon, empossado a 6 de abril de 2016 para um mandato de cinco anos, renovável apenas uma vez.

O seu mandato foi prolongado por 45 dias, de acordo com disposições da lei alterada mas contestada pela oposição que apelou a manifestações pacíficas.

Três duplas de candidatos foram selecionadas para participarem nas eleições de 11 de abril corrente.

Trata-se das duplas Patrice Talon-Mariama Talata, Kohoué Corentin- Irené Agossa e Soumanou Alassane Dimba- Paul Hounkpè.

Na opinião de vários observadores, a dupla do Presidente cessante é a favorita neste escrutínio.

-0- PANA IT/JSG/DIM/DD 08abril2021