Atores da crise bissau-guineense reúnem-se em Conakry

Conakry, Guiné-Conakry (PANA) – Os atores políticos institucionais, a sociedade civil e os líderes religiosos da Guiné-Bissau, bem como os parceiros internacionais, iniciaram esta terça-feira, até sexta-feira, em Conakry, discussões para encontrar um consenso de saída definitiva da crise para o país, segundo fonte oficial.

Um comunicado do Gabinete do Presidente bissau-guineense, José Mário Vaz, refere que as últimas delegações a estas conversações eram esperadas, em Conakry, desde segunda-feira onde seriam acolhidas pelo representante do chefe de Estado anfitrião, o ministro de Estado e secretário-geral da Presidência, Naby Youssouf Kiridi Bangoura.

O antigo primeiro-ministro e presidente do partido maioritário da Guiné-Bissau (PAIGC), Domingo Simoes Pereira, chegou a Conakry domingo à noite.

São igualmente esperados na capital da vizinha Guiné-Conakry o presidente da Assembleia Nacional Popular, o primeiro-ministro, o presidente do PRS (oposição parlamentar), o ministro dos Negócios Estrangeiros, bem como o presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e o representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas, em Bissau.

Modibo Ibrahim Touré, representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas em Bissau, esteve em Conakry a 3 de outubro corrente, enquanto o medianeiro na crise bissau-guineense, o Presidente Alpha Condé, recebeu sexta-feira o seu homólogo José Mario Vaz.

-0- PANA PT/BEH/MAR/IZ 11out2016

11 Outubro 2016 21:18:09




xhtml CSS