Atleta cabo-verdiano inicia volta ao arquipélago em kitesurf

Praia, Cabo Verde (PANA) – O kitesurfista cabo-verdiano Mitú Monteiro, antigo campeão mundial da modalidade, iniciou quinta-feira uma travessia, por mar, para escalar, em duas semanas,  nove das 10 ilhas do arquipélago de Cabo Verde, apurou a PANA de fonte desportiva.

Mitú Monteiro iniciou a aventura a partir da baía da Palmeira, no Sal, sua ilha natal, por volta das 05:30 horas locais, acompanhado de dois barcos de apoio, munido também de um transponder e GPS, para além de foguetes luminosos.

A primeira etapa da travessia vai ser o percurso entre as ilhas do Sal e de Santo Antão, um trajeto que pensa cobrir em 12 horas, non stop.

A segunda etapa da travessia do kitesurfista será no percurso entre Santo Antão e São Vicente, seguindo depois para São Nicolau, Boavista, Maio, Santiago, Fogo e Brava.

Mitú Monteiro vai ter também a companhia de uma equipa de filmagem que deverá captar imagens de pontos pitorescos, especialmente, de cada uma das ilhas do arquipélago, formatando, desta feita, o documentário que se pretende sobre a travessia.

O atleta, citado pela agência cabo-verdiana de notícias (Inforpress), diz-se consciente dos desafios que esta aventura lhe colocam e que vai pôr à prova as suas capacidades de resistência no mar em cima de uma prancha movida pelo vento.

No entanto, ele diz acreditar no sucesso deste desafio, depois de algumas experiências já tidas em travessias de longas distâncias, designadamente volta ao Sal e percurso Sal/Boavista em kitesurf.

Mitú Monteiro disse que este projeto de realizar uma digressão pelas ilhas em kit surf e que espera   vir a ser inscrito no Guinness Book of Records, caso for concluído com êxito, foi também bem acolhido pelos patrocinadores que acharam “genial” a ideia de divulgar imagens pitorescas de cada canto do país.

O atleta garante que fez “uma boa preparação física”,  o que lhe dá “mais garra e adrenalina para vencer essa aposta de volta às ilhas de Cabo Verde”.

Este ano, Mitú Monteiro ficou em quarto lugar no Circuito Mundial de Kitesurf 2015,  prova realizada, em março passado, em Dakhla, Marrocos. Ele foi campeão mundial em 2008, vice-campeão por três vezes e detentor da medalha de bronze no último campeonato do Mundo.

-0- PANA CS/IZ 08maio2015





08 Maio 2015 08:04:46


xhtml CSS