Ativistas anti-monopolização de terras na Índia e Etiópia reúnem-se em Nova Deli

Lagos, Nigéria (PANA) – O Fórum de Ação Social Indiano (INSAF, sigla em inglês) e o Oakand Institute dos Estados Unidos vão realizar uma cimeira de um dia, a 6 de fevereiro próximo, no Centro Internacional da Índia, em Nova Deli, que vai reunir os ativistas da resistência contra as monopolizações de terras na Índia e na Etiópia.

Num comunicado de imprensa transmitido esta quinta-feira à PANA, em Lagos (Nigéria), os organizadores desta reunião indicaram que ela será uma oportunidade inédita de diálogo entre os pequenos exploradores agrícolas e os ativitas do direito à terra etíopes e seus colegas indianos.

Segundo eles, o encontro vai permitir aos que estão diretamente afetados pelo açambarcamento das terras trocar impressões sobre as suas experiências e os seus sofrimentos e elaborar coletivamente estratégias para se opor aos responsáveis institucionais e do setor das empresas monopolizadoras de terras.

Nos últimos anos, "assistimos na Índia a uma transferência em massa dos recursos fundiários e naturais das mãos dos camponeses pobres para as de ricos investidores", sublinham os organizadores no seu comunicado, acrescentando que o « país se tornou igualmente num especialista de açambarcamento de terras no estrangeiro ».

As empresas indianas são o segundo maior investidor na economia etíope, com investimentos aprovados no valor de cerca de cinco biliões de dólares americanos e acordos de arrendamento  em mais de 600 mil hectares na Etiópia.

Estes contratos foram facilitados pelo Governo indiano, que apoia a fusão e a aquisição das empresas existentes, as parcerias público-privadas e concedeu recentemente a maior linha de crédito do EXIM Bank (de 640 milhões dólares americanos) à Etiópia.

A Etiópia é objeto de uma política agressiva de investimento agrícola externo, e cedeu em arrendamento cerca de três milhões 600 mil hectares de terras para a implantação de explorações agrícolas de 2008 a 2010.

-0- PANA PR/VAO/FJG/TBM/FK/IZ 31jan2013

31 Janeiro 2013 18:01:07


xhtml CSS