Agência Panafricana de Notícias

Ativista camaronês Michel Bien Tong libertado por ordem presidencial

Yaoundé, Camarões (PANA) - O ciberjornalista e ativista camaronês Michel Biem Tong está entre as 289 pessoas postas em liberdade, nos Camarões, por ordem presidencial, após mais de dois anos de detenção por alegado atentado à segurança do Estado, soube a PANA de fonte judicial em Yaoundé.

No seu decreto presidencial exarado quinta-feira, o Presidente camaronês, Paul Biya, ordena o fim de todos os processos pendentes nos diferentes tribunais do país contra as pessoas implicadas na chamada "crise anglófona".

Trata-se dos processos de 14 réus do Tribunal Militar de Doualá, 16 reclusos da Prisão Central de Bafoussam, 49 da Prisão Central de Bamenda, 99 da Prisão Central de Buea, 85 da Prisão Central de Yaoundé, da 33 da Gendarmaria Nacional e dois da Polícia Judiciária de Yaoundé.

Estas pessoas foram acusadas de fomentar a crise que sacode, há mais de dois anos, as duas províncias anglófonas dos Camarões.

Elas foram informadas da cessação da sua perseguição judicial durante audiências especiais que decorriam nos tribunais militares onde estavam a ser julgadas.

-0- PANA EB/DIM/DD/IZ 15dez2018