Associações da CPLP debatem sobre segurança alimentar e nutricional

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - A rede das associações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) está reunida em São Tomé para discutir sobre a segurança alimentar e nutricional com vista a encontrar melhores políticas que permitam eliminar a fome e a má nutrição, soube-se de fonte oficial na capital santomense.

Participam no fórum representantes de oito dos nove Estados-membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal e Timor Leste). A Guiné Equatorial está ausente.

No quadro da reunião, líderes de cooperativas agrícolas, agrónomos e representantes de várias empresas agrícolas deslocaram-se à Mestre Antônio, na zona sul de São Tomé, uma antiga empresa que alberga a sede da CECAQ11 (cooperativa de exportadores de cacau biológico de qualidade).

Durante a visita, eles ficaram a conhecer os parâmetros da produção de cacau de excelência que muitos concluíram pode ser uma das fontes económicas para potenciar a agricultura familiar no arquipélago e garantir a segurança alimentar.

Os resultados deste encontro ajudarão a rede na coordenação de melhores apoios para financiar a promoção da agricultura familiar nos Estados-membros da CPLP, que ainda se debatem com insegurança alimentar.

-0- PANA RMG/TON 17março2015

17 Março 2015 17:57:37


xhtml CSS