Associação olímpica assina acordo para popularizar râguebi em África

Lagos- Nigéria (PANA) -- A Associação dos Comités Olímpicos Nacionais de África (ANOCA) e a Comissão Internacional de Raguebi (IRB) assinaram uma convenção visando popularizar o râguebi em África.
A convenção foi assinada durante a XII Assembleia Geral da ANOCA por ocasião dos recém terminados IX Jogos Panafricanos de Argel.
Uma das cláusulas chave da convenção consiste em incluir o râguebi entre as modalidades dos próximos jogos panafricanos.
O presidente da Confederação Africana de Raguebi (CAR), Abdelaziz Bougja, que incentivou a assinatura da convenção, mostrou-se satisfeito por este reconhecimento do râguebi pela família Olímpica Africana.
Segundo ele, o râguebi conhece actualmente um crescimento enorme em África, acrescentando que os sindicatos membros da CAR estão presentes em 36 dos 53 países membros da ANOCA no continente.
O secretário-geral da IRB, Mike Miller, que esteve em Argel para a assinatura da Convenção, saudou igualmente o acordo que, segundo ele, vai ajudar a reforçar o relacionamento entre o râguebi e a IRB.
"O râguebi é um desporto que promove e fortalece o mesmo espírito de respeito e jogo franco como o movimento olímpico no seio da juventude do mundo, e a ANOCA reconheceu isso através da Convenção", disse.
O râguebi, um tipo de jogo de futebol, goza de uma grande popularidade na Grã Bretanha, na Austrália, na Nova Zelândia, na África do Sul e em França.

02 Agosto 2007 19:00:00


xhtml CSS