Associação de Escritores atribui prémios literários em Cabo Verde

Praia- Cabo Verde (PANA) -- A Associação de Escritores Cabo- verdianos (AEC) vai atribuir na próxima sexta-feira, dia 7 de Março, na Cidade da Praia, prémios de produção literária, de ensaios e de banda desenhada, soube-se na capital cabo-verdiana de fonte próxima da AEC.
A cerimónia de entrega dos galardões, que vão distinguir obras publicadas no país entre 1999 e 2001, contará com a presença do presidente da República de Cabo Verde, Pedro Pires.
Embora o nome dos vencedores não tenham sido ainda divulgados, sabe-se que a AEC vai atribuir os Prémios Jorge Barbosa (poesia), Baltazar Lopes (ensaio, investigação e interpretação cultural), António Aurélio Gonçalves (prosa de ficção), Jaime de Figueiredo (teatro), António Nunes (literatura infanto-juvenil e banda desenhada) e em Língua Cabo-Verdiana (obra em crioulo).
A sessão será também aproveitada para evocar o centenário do nascimento do poeta cabo-verdiano Jorge Barbosa, com o lançamento da sua obra completa.
Trata-se de uma obra editada conjuntamente pela Imprensa Nacional Casa da Moeda de Portugal e a AEC e a sua apresentação ficará a cargo do escritor e ensaísta Arnaldo França, um dos co- organizadores da edição.
Serão igualmente lançados o I e III volumes da Antologia de Ficção Cabo-Verdiana, editada pela AEC.
A homenagem a Jorge Barbosa será marcada ainda pelo descerramento no próximo sábado de uma placa alusiva ao nascimento do poeta no prédio onde nasceu na cidade da Praia.
No mesmo dia vai ter lugar a assembleia geral da AEC, para a eleição dos novos corpos gerentes da associação.

05 Março 2003 13:21:00


xhtml CSS