Armas químicas de Kadafi chegam à Alemanha

Washington, Estados Unidos (PANA) – Armas químicas restantes da época Kadafi na Líbia chegaram a uma fábrica especializada na Alemanha para a sua destruição sob o controlo internacional da Organização Para a Interdição das Armas Químicas (OPCW).

« A chegada das restantes armas químicas à Alemanha marca igualmente a última etapa da destruição completa do antigo programa da Líbia e garante que nunca poderão ser utilizadas como armas químicas, nomeadamente por atores não estatais », declarou sexta-feira Elizabeth Trudeau, diretora do gabinete de notícias no Departamento de Estado norte-americano.

As armas chegaram à Alemanha quinta-feira passado afirmou Trudeau, agradecendo a este país por ter empreendido esta importante missão que se enquadra num amplo programa internacional.

Ela anunciou que os Estados Unidos apoiam plenamente o pedido da Líbia duma assistência internacional com vista a recuperar e destruir os restos das armas químicas graças ao apoio diplomático no seio do Conselho de Segurança da ONU e da Organização para a Interdição das Armas Químicas.

Ela indicou que o Departamento de Estado americano contribuiu com cinco milhões de dólares americanos além dum apoio logístico a favor deste esforço internacional.

Trudeau indicou que os Estados Unidos vao continuar a trabalhar com o OPCW e parceiros internacionais para livrar o mundo do flagelo das armas químicas.

Muamar Kadafi foi derrubado em agosto de 2011 depois de 42 anos no poder absoluto na Libia, por uma revolução popular desencadeada seis meses antes.

-0- PANA MA/ASA/IS/MARDD 10set2016

10 سبتمبر 2016 18:23:15


xhtml CSS