Argentina utiliza Cabo Verde para entrada na África Ocidental

Praia, Cabo Verde (PANA) – O embaixador da Argentina em Cabo Verde, Jorge Arguello, manifestou, na cidade da Praia, o desejo do seu país de utilizar o arquipélago como porta de entrada na sub-região da África Ocidental, soube a PANA na capital cabo-verdiana.

Jorge Arguello, que se deslocou à cidade a Praia para participar num seminário económico sobre oportunidades de negócio em Cabo Verde e na Argentina, disse quinta-feira que o seu país "está a olhar para Cabo Verde com muito interesse"

Ele sublinhou que isto se deve "não só porque temos o privilégio de contar com uma extensa comunidade cabo-verdiana muito importante e bem integrada no nosso país, como também porque Cabo Verde pode ser porta de entrada da América do Sul na África em geral e na África Ocidental, em particular".

O diplomata, que tem residência em Portugal, precisou que o seu país quer aproveitar as várias possibilidades de cooperação com o arquipélago, sobretudo no domínio económico e empresarial, ensino superior e turismo.

Ele disse também ver com bons olhos a possibilidade de estudantes cabo-verdianos continuarem os seus estudos nas universidades argentinas, informando que os dois países  vão assinar um convénio para o efeito.

O embaixador argentino revelou ainda que os dois países vão avançar para a criação de uma Câmara de Comércio Cabo-verdiano-Argentina, como forma de estreitar ainda mais as relações, bem como o estabelecimento de uma ligação aérea entre os dois países para o incremento do turismo, uma possibilidade que está a ser discutida com as linhas aéreas cabo-verdianas (TACV).

Jorge Arguello foi recebido pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, e pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, aos quais manifestou a vontade do Governo da Argentina em trabalhar na procura de possibilidades de parcerias com Cabo Verde em sectores que possam impulsionar o desenvolvimento dos dois Estados.

-0-  PANA  CS/TON  24out2014

24 Outubro 2014 15:57:37


xhtml CSS