Argélia quer empenho de Estados em estratégias de luta contra mudanças climáticas

Argel, Argélia (PANA) - A Argélia dá uma grande importância ao empenho de todos os países e todas organizações com vista à implementação de estratégias de luta contra as mudanças climáticas, afirmou domingo o diretor-geral da Agência Espacial Argelina, Azzedine Oussedik.

Falando durante a abertura, em Argel, de uma conferência internacional sobre as mudanças climáticas, Oussedik indicou que a Argélia defende iniciativas que visam limitar os efeitos negativos deste flagelo no ambiente, nos recursos naturais e na saúde.

A conferência de Argel decorre sob o lema "As mudanças climáticas: uma realidade a ter em conta nas trajetórias de desenvolvimento e modelização", a algumas semanas da conferência das partes na convenção-quadro das Nações Unidas sobre a mesma matéria (COP-21) prevista para dezembro próximo em Paris (França).

Sobre os objetivos deste encontro de Argel, o responsável disse  que o mesmo se vai debruçar sobre a questão das mudanças climáticas e seus alegados efeitos em diferentes domínios de atividade e em meios naturais na África do Norte e na região sahelo-sariana.

Também vai determinar as vias e meios suscetíveis de aprofundar os conhecimentos científicos na região e permitir uma troca de experiências e de boas práticas nacionais e regionais a fim de determinar a cooperação regional neste domínio, acrescentou.

Do seu lado, o representante do Instituto Tunisino das Ciências e Tecnologias dos Mares, Ali Harzallah, afirmou que a coordenação regional vai permitir preparar numerosos programas de cooperação entre os países da Bacia do Mediterrâneo.

Organizada pela Agência Espacial Argelina, em colaboração com o Escritório dos Assuntos Espaciais das Nações Unidas, esta conferência de três dias agrupou vários peritos da África do Norte, da região sahelo-sariana, das agências espaciais e representantes de organizações regionais e de estruturas académicas, indica-se.

-0- PANA AD/IN/TBM/DD 05octobre2015

05 Outubro 2015 08:42:38


xhtml CSS