Argélia na reunião de comité da UA sobre reforma de Conselho de Segurança da ONU

Argel, Argélia (PANA) - A Argélia participa numa reunião do Comités dos 10 chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA) sobre a reforma do Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) prevista para 15 a 17 de maio corrente em Malabo, na Guiné Equatorial, anunciou o Ministério argelino dos Negócios Estrangeiros num comunicado.

Os membros do Comité procederão, durante esta cimeira, a "uma avaliação da etapa do processo engajado para a reforma do CS e examinarão as vias e meios de promover e consolidar a posição africana comum denominada "Consenso de Ezulwini", à luz dos desenvolvimentos recentes ocorridos no quadro das negociações intergovernamentais", precisa a mesma fonte.

A Argélia será representada pelo seu ministro argelino dos Assuntos Magrebinos, da União Africana e da Liga dos Estados Árabes, Abdelkade Messahel, lê-se no comunicado.

Adotado em 2005 pela UA, o "Consenso de Ezulwini" é a expressão da reivindicação dos Estados membros para uma participação "mais justa, mais equilibrada e mais representativa de África, para poder assumir plenamente o seu papel no seio da comunidade internacional, nomeadamente na manutenção da paz no mundo".

Este comité, liderado pelo Presidente da República da Serra Leoa, Ernest Bai Koroma, é composto pela Argélia, pela Líbia, pela República do Congo, pela Guiné-Equatorial, pelo Quénia, pela Namíbia, pelo Uganda, pelo Senegal, pela Serra Leoa e pela Zâmbia.

-0- PANA AD/IN/BEH/MAR/DD 16maio2017

16 Maio 2017 08:55:01




xhtml CSS