Argélia eItália examinam situação na Líbia

Argel, Argélia (PANA) - O primeiro-ministro argelino, Ahmed Ouyahia, passou em revista a situação de segurança na vizinha Líbia, num encontro esta segunda-feira, em Argel, com o presidente do Conselho de Ministros de Itália, Giuseppe Conte, chegado algumas horas antes à Argélia para uma visita oficial.

A Argélia e Itália estão ligadas por um Tratado de Amizade, Boa Vizinhança e de Cooperação, assinado em Argel, a 27 de janeiro de 2003.

Para além da situação na Líbia, várias outras questões regionais e internacionais de interesse comum estiveram igualmente no centro das discussões entre os dois países das quais a luta contra o terrorismo transfronteiriço, a migração clandestina, a situação no Sara Ocidental e no Sahel, nomeadamente no Mali.

Os dois países defendem a necessidade de acompanhar os esforços das Nações Unidas para  acelerar o ritmo para a saída da crise na Líbia o que terá um efeito positivo na região do Sahel.

Durante a visita do ministro italiano do Interior à Argélia, em julho de 2017, os dois países decidiram relançar e melhorar o acordo assinado em 2009 e relativo à luta contra o terrorismo pela constituição de dois grupos mistos.

A Argélia e a Itália deverão realizar brevemente a quarta cimeira bilateral destinada a reforçar as relações de cooperação multiforme entre os dois países.

-0- PANA YY/IN/BEH/MAR/IZ 05nov2018

05 Novembro 2018 18:17:45


xhtml CSS