Agência Panafricana de Notícias

Argélia defende luta contra terrorismo na Líbia em quadro legal

Tripoli, Líbia (PANA) – A luta contra o terrorismo na Líbia deve fazer-se “no quadro da legalidade internacional e do respeito pela soberania, segurança e estabilidade deste país”, afirmou no fim de semana o ministro argelino dos Negócios Estrangeiros, Ramtane Lamamra.

O chefe da diplomacia argelina fez esta declaração domingo último, no termo duma reunião com o sub-secretário de Estado americano para os Assuntos Políticos, Thomas Shannon.

Lamamra indicou ter « examinado amplamente a situação na Líbia » com o responsável americano, tendo os dois interlocutores concordado com a "necessidade para os dois países de encontrar uma solução pacífica e política para a crise líbia".

Também convergiram sobre o facto de que "a luta contra o terrorismo deve inscrever-se na legalidade internacional e no respeito pela soberania, segurança e estabilidade" deste país.

Também afirmou que as duas partes insistiram na "importância de fazer prevalecer soluções politicas em conformidade com a legalidade internacional para todas as crises e conflitos na nossa região".

Aviões de caça americanos lançaram sexta-feira última de madrugada um ataque contra um campo de treino de Daech (Estado islâmico) em Sabratha, no oeste da Líbia, matando mais de 50 pessoas, na sua maioria Tunisinos, segundo o último balanço das autoridades locais.

-0- PANA BY/JSG/IBA/MAR/DD 23fev2016