Agência Panafricana de Notícias

Argélia acolhe reunião sobre luta contra pagamento de resgates a terroristas

Túnis, Tunísia (PANA) - Uma reunião consagrada à luta contra recursos financeiros do terrorismo e à criminalização do pagamento de resgates, realiza-se esta segunda-feira em Argel, capital argelina, anunciou domingo o presidente da Comissão Argelino-Africana para a Paz e Reconciliação, Ahmed Mizab.

"A Argélia vale-se muito da sua experiência no domínio da luta contra o terrorismo de que foi vítima durante a década negra", disse Mizab, acrescentando que o seu país age no plano internacional para generalizar a sua experiência.

"A Argélia saiu da fase em que sofria ataques para a onde se protege destes ataques", acrescentou Mizab, sublinhando que esta última etapa abrange essencialmente o procedimento de entravar recursos financeiros do terrorismo através da criminalização do pagamento de resgates.

Indicou que esta resolução aguarda doravante para a promulgação dum texto internacional para o efeito.

Afirmou finalmente que organizações terroristas obtiveram mais de 220 milhões de dólares americanos como rendimentos de resgates e que estes financiamentos lhe permitiram propagarem-se e estender a sua influência.

É por isso, frisopu, que a Argélia defendeu, várias vezes, a criminalização do pagamente dos resgates aos terroristas.

-0- PANA AD/IN/TBM/IBA/MAR/DD 23fev2015