Argélia acolhe reunião de chefes de Polícias africanas

Argel, Argélia (PANA) – Uma reunião de responsáveis de Polícias africanas inicia-se este domingo em Argel com vista à criação dum mecanismo africano de cooperação policial, a ser designado Afripol, para fazer dele um novo instrumento de parceria com serviços de polícias africanas, soube-se de gente oficial no local.

O encontro de dois dias será a oportunidade para os participantes ratificarem textos jurídicos relativos ao lançamento da Afripol, previsto para 2016 durante uma cimeira dos chefes de Estado e de Governo africanos.

Esta iniciativa começou a evoluir durante a 22ª conferência regional africana da Interpol realizada de 10 a 12 de dezembro de 2013 em Oran, na Argélia, na presença de 141 chefes de Polícias africanas que aderiram todos à ideia.

A iniciativa recebeu o apoio da 82ª assembleia geral da Interpol realizada de 21 a 24 de outubro de 2013 na Colômbia.

Por ocasião da 23ª cimeira da União Africana (UA), realizada  de 20 a 27 de junho de 2014 em Malabo, na Guiné-Equatorial, os chefes de Estado e de Governos africanos adotaram « a visão comum partilhada pelos chefes de Polícia através da declaração de Argel », indica-se.

Os promotores da organização afirmam que o Afripol « funcionará em conformidade com os princípios de democracia, de respeito pelos direitos humanos, pelo Estado de Direito e pela boa governação ».

Funcionará igualmente « em conformidade com a ata constitutiva e a Carta Africana, sem ingerência nenhuma nos assuntos internos dos Estados-membros, e com o respeito total  pela sua legislação nacional », garantiram.

-0- PANA AD/IN/BEH/FK/DD 13dez2015

13 Dezembro 2015 19:00:14


xhtml CSS