Apoio financeiro da USAID à Côte d'Ivoire passa para mais de $ 20 milhões

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – O apoio financeiro da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) à Côte d’Ivoire nos domínios da democracia e da saúde, está em aumento, elevando-se a 20 milhões 500 mil dólares americanos, soube a PANA segunda-feira de fonte diplomática.

Esta aumento materializou-se pela assinatura de duas emendas aos protocolos de acordo com o Governo da Côte d’Ivoire, a 15 de março corrente.

Segundo os termos dos novos acordos assinados com os Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Saúde e Higiene Pública, quatro milhões de dólares americanos serão alocados à democracia.

O apoio norte-americano continuará com uma ênfase para a sociedade civil pelo seu papel crucial desempenhado no reforço da democracia.

No domínio da saúde, são 16 milhões 500 mil dólares americanos de subvenção adicional que serão consagrados ao apoio à luta contra o HIV/Sida através do Plano Presidencial Norte-americano de Luta contra a Sida (PEPFAR, sigla em inglês) e da luta contra o paludismo através da Iniciativa Presidencial Norte-americana contra o Paludismo (PMI, sigla em inglês).

No total, a ajuda norte-americana bilateral está avaliada em 300 milhões de dólares americanos até 2021.

Desde 2011, os Estados Unidos forneceram várias dezenas de milhões de dólares americanos de ajuda humanitária aos refugiados e às pessoas deslocadas.

No fim da crise pós-eleitoral, o apoio continuou e contribuiu para a consolidação do sistema judicial da Assembleia Nacional e da Comissão Eleitoral Independente (CEI).

-0- PANA BAL/BEH/SOC/FK/DD 20março2018

20 Março 2018 13:28:35


xhtml CSS