Apoiantes de Laurent Gbagbo adiam comício

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) – Charles Blé Goudé, líder dos Jovens Patriotas da Côte d'Ivoire e ministro da Juventude e Emprego no Governo de Laurent Gbagbo, decidiu adiar o comício que  previa organizar quarta-feira em Abidjan na Praça da República, soube a PANA de fonte próxima do seu movimento.

« A pedido dos medianeiros que vieram tivemos de adiar esta manifestação. Eles pediram-nos para renunciar ao comício », respondeu um próximo de Blé Goudé, contactado por telefone pela PANA.

Charles Blé Goudé previu um agrupamento de jovens patriotas, fervorosos apoiantes de Laurent Gbagbo, quarta-feira em Abidjan, em sinal de demostração de força e para defender as instituições, a dignidade e a soberania do país.

Este comício deveria ser o início duma semana de campanha de mobilização e de sensibilização nas comunas de Abidjan.

Terça-feira, três emissários da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), designadamente os Presidentes beninense Boni Yayi, serreleonês Ernest Koroma e cabo-verdiano Pedro Pires, deslocaram-se à Côte d'Ivoire para informar-se sobre a crise profunda que abala o país desde a segunda volta das eleições presidenciais de 28 de Novembro último.

Os resultados destas eleições consagraram dois Presidentes – o ex-primeiro-ministro Alassane Ouattara, proclamado pela Comissão Eleitoral Independente (CEI) e apoiado pela comunidade internacional, e o Presidente cessante, Laurent Gbagbo, proclamado pelo Conselho Constitucional.

O braço-de-ferro entre os dois homens em redor da pasta presidencial põe o país à beira do caos, enquanto a CEDEAO ameaça recorrer à força para destituir Laurent Gbagbo.

-0- PANA GB/TBM/SOC/MAR/TON 29Dez2010

29 Dezembro 2010 09:47:30




xhtml CSS