Apoiante de Ouattara adverte de desestabilização da África Ocidental

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – Amara Kourouma, diretor de campanha de Alassane Ouattara em Odiéné, no noroeste da Côte d’Ivoire, por ocasião das eleições presidenciais de 28 de novembro de 2010, advertiu "duma desestabilização e duma instabilidade generalizada” da África Ocidental que poderá provocar uma persistência da crise política ivoiriense.

Kourouma, em entrevista  segunda-feira à PANA, criticou vivamente " os apoios " ao Presidente cessante ivoiriense, Laurent Gbagbo, concedidos alegadamente pelos Governos angolano e sul-africano "que através de tal ação se opõem à vontade do povo ivoiriense saída das urnas a 28 de novembro de 2010 e favorecem a manutenção dum regime fator de instabilidade para toda a sub-região ».

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) « conseguiu sempre gerir e resolver as crises políticas e militares no seu espaço natural através dos seus próprios mecanismos », afirmou.

Ele apelou aos chefes de Estado e aos povos para "uma rutura com a hipocrisia que consiste em dizer que sabemos que Alassane Ouattara ganhou, mas não podemos destituir Laurent Gbagbo pela força ».

Relativamente aos supostos apoios dos Governos angolano e sul-africano a Gbagbo, ele falou da defesa « de interesses simplesmente económicos sem laços com qualquer convergência relativa a uma visão pan-africana comum ».

Depois da segunda volta das eleições presidenciais ivoirienses de 28 de novembro de 2010, o opositor Alassane Ouattara foi proclamado vencedor pela Comissão Eleitoral Independente (CEI), enquanto o Conselho Constitucional atribuiu a vitória ao Presidente cessante, Laurent Gbagbo.

Com base numa certificação das Nações Unidas, a quase totalidade da comunidade internacional reconheceu  a vitória de Ouattara e exigiu a demissão de Gbagbo.

Durante a sua última Cimeira, a União Africana (UA), constituiu um painel de cinco chefes de Estado encarregados de encontrar uma solução pacífica para o impasse político neste país da África Ocidental.

0- PANA SAS/TBM/SOC/MAR/TON 15fev2011

15 Fevereiro 2011 11:32:04




xhtml CSS