Antigo Vice-Presidente do Sudão do Sul no Sudão para tratamentos médicos

Cartum,  Sudão (PANA) – O Sudão reconheceu terça-feira a presença em seu território do antigo Vice-Presidente do Sudão do Sul, Rick Machar, para efetuar tratamentos médicos urgentes.

« O Sudão recebeu recentemente Rick Machar por razões puramente humanitárias,   a mais importante das quais é a urgência dos seus tratamentos médicos », revelou o porta-voz oficial do Governo sudanês, Ahmed Bilal Osman, que indicou que, à sua chegada, o seu estado de saúde necessitava dum acompanhamento médico urgente ».

Osman, igualmente ministro sudanês da Informação, indicou, num breve comunicado publicado pela Agência Sudanesa de Notícias (SUNA), que Cartum notificou rapidamente o Governo de Juba (Sudão do Sul)  da chegada de Machar e das razões da sua presença no Sudão.

« Os nossos irmãos no Sudão do Sul foram  informados sobre esta situação », indica o comunicado.

A Nações Unidas haviam anunciado que Machar tinha sido evacuado para a  vizinha República Democrática do Congo por razões médicas. Mas o Sudão não precisou quando ou como ele entrou no seu território.

« O estado de saúde de Rick Machar é estável e  ele vai permanecer no país sob controlo  médico  total até  ele deixar o país para um destino da sua escolha para continuar o seu tratamento médico », sublinhou  Osman.

-0- PANA MO/VAO/ASA/BEH/FK/IZ  24ago2016

24 Agosto 2016 14:42:40


xhtml CSS