Annan optimista em força híbrida em Darfur

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- O Secretário-Geral cessante das Nações Unidas Kofi Annan declarou-se optimista quanto à aceitação pelo Presidente sudanês Omar El Beshir do desdobramento duma força híbrida da ONU de União Africana em Darfur (oeste do Sudão).
"Estou igualmente optimista quanto a um cessar-fogo total na região de Darfur", disse Annan num comunicado publicado no fim-de-semana pelo porta-voz da ONU Stéphane Dujarric, precisando que as suas declarações foram feitas sexta-feira no Conselho de Segurança.
Segundo Dujarric, o Secretário-Geral cessante da ONU disse também ao Conselho de Segurança que os relatórios que recebeu de Ahmedou Ould- Abdallah (emissário especial da ONU em Darfour) lhe encorajaram a pensar que a ONU receberá a luz verde do Presidente El Beshir.
"Esta luz verde será para um cessar-fogo total, um esforço renovado para trazer as duas partes ao processo político e o desdobramento da força híbrida proposta pela União Africana para proteger a população", adiantou Annan.
Disse, contudo, que seria importante esperar pela carta de El Beshir que Ould-Abdallah trará no seu regresso a Nova Iorque esta semana.
Ould-Abdallah foi enviado na semana passada a Cartum para discutir com El Beshir e outros membros do Governo a clarificação dos detalhes dos dois recentes acordos sobre a forma de pôr fim ao sofrimento em Darfur.
A força híbrida da ONU-UA deverá possuir 17 mil soldados e três mil polícias, contrariamente à missão actual da UA que conta com sete mil efectivos.

25 Dezembro 2006 15:44:00




xhtml CSS