Angolanas em Nova Iorque na conferência da ONU sobre a mulher

Luanda- Angola (PANA) -- Uma delegação do Ministério angolano da família e Promoção da Mulher encontra-se desde segunda-feira em Nova Iorque para participar da conferência da ONU sobre a Mulher, soube a PANA em Luanda de fonte oficial.
Segundo a deputada Ana Maria de Oliveira, que dirige a delegação angolana, durante o forum que se inicia na próxima terça-feira, as participantes vão debater questões que se prendem com a situação da mulher no mundo, mormente a violência no género e a sua emancipação.
Em 1984 Angola ratificou a Convenção Internacional sobre a eliminação de todas as formas de discriminação de mulheres (CEDIM).
Esta defende o direito das mulheres à igualdade de oportunidades económicas.
No seu décimo terceiro artigo, a referida convenção recomenda aos Estados a adopção de todas as medidas apropriadas para eliminar a discriminação contra as mulheres na vida económica e social.
Este e outros artigos estabelecem que as mulheres têm direitos iguais aos homens no que respeita ao emprego, à escolha de profissão, à promoção , a remuneração, ao acesso ao empréstimos bancários e outros tipos de créditos, à propriedade da terra e outras formas de apropriação de património e à herança.
As angolanas celebraram domingo o 02 de Março considerado no país como sendo o seu dia, e preparam-se para comemorar o 08 de Março, dia internacional da mulher.

04 Março 2003 12:55:00




xhtml CSS