Angola realiza pior safra de café em 2003

Luanda- Angola (PANA) -- Angola registou este ano uma das suas piores colheitas de café com sete mil toneladas, situação atribuída pelo Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural ao baixo preço praticado tanto no mercado interno como no internacional.
Segundo o ministro Gilberto Buta Lutukuta, da Agricultura e Desenvolvimento Rural, o baixo preço do café no mercado internacional desencoraja a procura do produto pelos potenciais compradores.
O ministro angolano da Agricultura e Desenvolvimento Rural falava quarta-feira em Luanda sobre a actividade realizada pelo seu Ministério durante o ano de 2003.
Angola já foi até 1974 um dos maiores produtores mundiais do café com cerca de 200 mil toneladas por ano.
Depois da independência em 1975, os efeitos da subsequente guerra civil que se prolongou nos últimos 27 anos baixaram a produção até níveis insignificantes para a economia nacional.
Por outro lado, a queda do preço do produto, actualmente vendido a 500 dólares americanos a tonelada, desestimulou o interesse não só do produtor como também do potencial comprador, segundo ainda o ministro.
Buta Lutukuta considera que a melhor maneira de se sair desta situação consiste na implantação no país de indústrias de tratamento do café, a fim de vendê-lo já tratado no estrangeiro.

26 Dezembro 2003 11:55:00


xhtml CSS