Angola reafirma apoio à reorganização das Forças Armadas e Polícia da RCA

Luanda, Angola (PANA) - O chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, afirmou terça-feira, em Luanda, que Angola exprimiu já o seu desejo de apoiar a República Centroafricana (RCA) na elaboração e execução de um programa conducente a um consenso e à reorganização e reforço das Forças Armadas e da Polícia Nacional deste país da região dos Grandes Lagos.

Esta intenção, de acordo com o Presidente angolano, que discursava por ocasião da visita a Angola do seu homólogo centroafricano, Faustin Touadéra, também foi exprimida pela Comissão dos Estados da África Central e pela União Africana.

José Eduardo dos Santos defendeu que o processo de desarmamento, desmobilização e reinserção na RCA deve ser um facto, que a união e a reconciliação nacional se tornem efetivas e sejam o pólo de convergência de todos os atores políticos, visando consolidar a plataforma democrática, na qual todos poderão livremente expressar as suas ideias e defender os seus legítimos interesses.

Afirmou que os problemas de natureza política na RCA clamam sempre por encontrar soluções num espírito de tolerância, flexibilidade, realismo e pragmatismo.

"Julgo pertinente repetir que a melhores soluções para os problemas políticos na República Centro-Africana não passam pela sua transferência para qualquer entidade judicial, mas devem ser encontradas através da discussão e da concertação política, sustentou o estadista angolano.

Sobre a realização, recentemente em Luanda, da 7ª  Reunião de Alto Nível do Mecanismo Regional de Revisão do Acordo Quadro para a Paz e Desenvolvimento e Cooperação na República Democrática do Congo e na Região, que também abordou a situação da RCA, José Eduardo dos Santos frisou que foram comuns as preocupações transmitidas pelos distintos participantes acerca dos últimos ataques das forças rebeldes que têm provocado vítimas civis, criado pânico no seio das populações e levantado interrogações sobre a paz e segurança.

-0- PANA DD/DD 02nov2016

02 Novembro 2016 13:00:03




xhtml CSS