Angola participa da Assembleia da francofonia em Niamey

  Luanda- Angola (PANA) -- O Presidente da Assembleia Nacional de Angola, Roberto de Almeida, deixou domingo Luanda com destino ao Níger onde vai participar da nona sessão da Assembleia parlamentar da francofonia, a decorrer de 6 a 9 de Julho em Niamey, constatou a PANA no local.
Presidente da Assembleia Nacional, que vai participar como observador, responde assim a um convite que lhe havia sido formulado em Luanda pelo seu homólogo nigerino, aquando da sua visita a Angola em Fevereiro último .
   Falando a imprensa à sua partida, Roberto de Almeida disse que apesar de Angola não ser membro daquela instituição, vai aporveitar a ocasião, na sua qualidade de membro não permanente do Conselho de segurança da ONU e de presidente da sua Comissão para a resolução de conflitos em África, para transmitir uma mensagem sobre a disposição do seu governo de trabalhar para a  estabilidade e segurança de África.
   O fórum, que se realiza uma vez por ano, agrupa parlamentares dos países de lingua francêsa, permitindo também o alargamento de contactos com representantes de países não francófonos.
   Constituído por quatro comissões, nomeadamente, as de questões políticas, parlamentares, educação e assuntos culturais, cooperação e desenvolvimento, a Assembleia parlamentar da francofonia foi fundada em 1967, com objectivo de promover a cooperação Inter-parlamentar e o desenvolvimento democrático dos países de língua francêsa.
É integrada por 64 membros de pleno direito, bem como por parlamentos com estauto de observadores.
  

06 Julho 2003 13:19:00




xhtml CSS