Agência Panafricana de Notícias

Angola organiza conferência em Addis Abeba sobre papel das Forças Armadas

Luanda, Angola (PANA) - O vice-chefe do Estado-Maior-General (EMG) das Forças Armadas Angolanas (FAA), general Geraldo Abreu Muengo Ukuachitembro “Kamorteiro”, é esperado esta quarta-feira na capital etíope, Addis Abeba, para proferir uma conferência sobre o papel das FAA no processo de reconciliação nacional em Angola.

O evento a ter lugar sexta-feira, 10, é organizado pela Embaixada de Angola na Etiópia e na União Africana (UA) no quadro das comemorações do 23º aniversário das FAA, a assinalar-se a 9 de outubro corrente, refere uma nota de imprensa transmitida à PANA em Luanda.

A conferência contará com a participação de representantes da comunidade internacional, nomeadamente adidos de Defesa, conselheiros e representantes militares junto das organizações internacionais presentes em Addis Abeba.

Estarão igualmente presentes representantes do Ministério etíope da Defesa Nacional, do Instituto de Estudos sobre Segurança (ISS, sigla em inglês) e da Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA).

A nota indica que o objetivo da conferência a ser proferida pelo vice-chefe do EMG das FAA para a Logística e Infraestrutura é "divulgar o processo levado a cabo em Angola, com êxito, na criação das suas forças de Defesa e Segurança unificadas até estas constituírem, hoje, um grande fator de unidade nacional".

A intervenção do general Kamorteiro terá como base a trajetória de Angola em termos de formação, reedificação e adaptação das FAA aos novos desafios e o contributo desta corporação no processo de reconstrução do país, segundo a mesma nota.

O comunicado lembra a notoriedade de Angola como "centro de consultas para a busca da paz no continente, com destaque para a região África Central como presidente da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

A conferência de sexta-feira vai coincidir com a realização, também em Addis Abeba, de uma reunião ordinária da Associação dos Adidos de Defesa Acreditados na Etiópia e na União
Africana, órgão também integrado pelos demais representantes militares afetos às várias embaixadas e organizações internacionais residentes em Addis Abeba.

-0- PANA IZ 08out2014