Angola no fórum sobre reconciliação na RCA

Brazzaville, Congo (PANA) - O ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti, está entre as personalidades africanas presentes no primeiro Fórum de Reconciliação Nacional e Diálogo Político da República Centroafricana (RCA), aberto segunda-feira na capital congolesa, Brazzaville.

George Chikoti chefia a delegação angolana ao encontro em representação do presidente em exercício da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), o chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos.

O fórum de Brazzaville, a decorrer até quarta-feira, 23, foi recomendado pela quinta reunião do Grupo Internacional de Contacto sobre a RCA, realizada a 07 de julho corrente, em Addis Abeba, (Etíopia), sob a égide  do medianeiro da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) na crise centroafricana, o estadista congolês Denis Sassou N’Guesso.

A situação de insegurança reinante na RCA preocupa o continente africano e a comunidade internacional, em particular os países-membros da da CEEAC, e a Organização das Nações Unidas (ONU) prometeu desdobrar uma força da paz no país.

Eduardo dos Santos assume, desde 15 de janeiro passado, a presidência rotativa da CIRGL e, nesta qualidade, recebeu em audiência, na semana passada, o primeiro-ministro do Governo de transição da República Centroafricana, André Nzapayéké.

Na altura, o governante centroafricano disse acreditar que o apoio internacional poderá ajudar no retorno da RCA à normalidade e pediu o reforço das forças internacionais de manutenção da paz no país para garantir uma maior cobertura do território nacional.

Ele argumentou que os cerca de dois mil efetivos franceses e seis mil da MISCA, força da União Africana, "não conseguem cobrir os 26 mil e 223 quilómetros quadrados da RCA".

Apelou igualmente para a disponibilização dos fundos anunciados para a RCA, revelando que os desembolsos já concretizados “têm realmente sido muito poucos".

-0- PANA IZ 22julho2014

22 Julho 2014 09:32:08




xhtml CSS