Angola inteira-se da experiência de Cabo Verde na promoção da igualdade de género

Praia, Cabo Verde (PANA) – Uma missão angolana, composta por seis elementos, é esperada esta quinta-feira, na Cidade da Praia, para troca de experiências em matéria de promoção da igualdade de género, bem como de estatísticas  e combate à violência baseada no género em Cabo Verde, apurou a PANA de fonte segura.

De acordo com a informação avançada em nota de imprensa pelo Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), a visita de dois dias dos técnicos angolanos, fruto da parceria entre os dois países, realiza-se a convite do Observatório de Género de Cabo Verde e conta com o apoio técnico da ONU-Mulheres.

A delocação da delegação angolana, que será chefiada pela diretora nacional para a Igualdade e Equidade de Género no Ministério da Família e Promoção da Mulher de Angola, insere-se no quadro do reforço da cooperação sul-sul e realiza-se no quadro do projeto “Empoderamento da Mulher Angolana”, implementado pelo Ministério da Família e Promoção da Mulher (MINFAMU), em parceria com o PNUD – Angola.

Trata-se de um projeto que tem como principal objetivo reforçar a capacidade nacional de Angola em reportar e monitorar os indicadores de género dos Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

No caso de Cabo Verde, o Observatório de Género é um recurso facilitador e estimulador de análises, pesquisas, artigos científicos ligados à temática da igualdade de género e do empoderamento das mulheres. Para além de dados quantitativos, a plataforma online apresenta uma abordagem qualitativa que visa fazer o seguimento das políticas públicas relacionadas com o género em Cabo Verde.

O objetivo é monitorar o grau de engajamento do país no cumprimento das metas e objetivos internacionais, regionais e nacionais na promoção da igualdade de género, com especial destaque para a transição dos Objetivo de de Desenvolvimento do Milénio (ODM) para os ODS, dando visibilidade às desigualdades de género e facilitando a integração da promoção da igualdade na agenda pública de desenvolvimento.

-0- PANA CS/IZ 13julho2017




13 Julho 2017 16:58:57




xhtml CSS