Angola expande rede de telecomunicações

Luanda- Angola (PANA) -- Um projecto de expansão e modernização das telecomunicações e um outro de apoio ao processo eleitoral, avaliados em 122 milhões de dólares americanos, serão executados até 2009 em Angola, soube-se quarta-feira de fonte oficial em Luanda.
Os planos, financiados pelo Governo em parceria com a empresa chinesa ZTE, visam a criação de condições de telecomunicação de apoio ao processo para as eleições gerais de 2008 (legislativas) e 2009 (presidenciais), bem como expandir e modernizar a rede no leste de Angola.
Executados pela Angola Telecom, empresa estatal detentora do monopólio da telefonia fixa, os projectos de apoio ao processo eleitoral e o de expansão e modernização da rede estarão concluídos respectivamente em Dezembro de 2007 e Março de 2009.
O projecto de apoio ao processo eleitoral, orçado em cerca de 20 milhões de dólares americanos, abrange a construção de duas estações terrenas de satélite, a instalação de redes Vsat, de mil e 440 linhas ADSL, de sete mil linhas CDMA (sem fio) de médio porte e de sistemas de intranet.
Por seu lado, o projecto de expansão e modernização do leste de Angola, avaliado em 102,2 milhões de dólares americanos, permitirá a extensão da rede de transporte de telecomunicação nacional em fibra óptica e a construção de novas redes de acesso em cobre e sem fio.

17 Maio 2007 12:23:00


xhtml CSS