Angola envia tropas à RCA

Luanda, Angola (PANA) - O ministro da Defesa Nacional de Angola, João Lourenço, anunciou quinta-feira na Assembleia Nacional em Luanda o envio, no primeiro trimestre de 2015, de tropas à República Centro Africana (RCA) no quadro da Missão Integrada de Estabilização das Nações Unidas neste país (MINUSCA).

João Lourenço precisou que o contingente angolano será integrado por um batalhão de infantaria motorizada com respetivo armamento, uma companhia de forças especiais e um hospital de campanha.

Ele afirmou que este assunto já é do domínio público e lembrou que o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, escreveu recentemente ao Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, comunicando a disponibilidade de Angola em enviar forças para integrar a MINUSCA.

“Para acontecer o envio do contingente há um conjunto de passos que estão a ser dados, quer por Angola, quer pelas Nações Unidas, sendo que os contactos têm sido efetuados através do Ministério das Relações Exteriores”, esclareceu João Lourenço, em representação do ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança da Presidência da República, Manuel Hélder Vieira Dias Júnior "Kopelipa".

O ministro da Defesa Nacional falava no Parlamento durante o debate sobre o Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2015 em resposta a uma pergunta do deputado Manuel Savihemba, da UNITA (oposição), sobre a veracidade das notícias sobre o envio de tropas angolanas à RCA.

-0- PANA TON 20novembro2014

20 Novembro 2014 18:26:54




xhtml CSS