Angola e Rwanda acordam voos diretos entre Luanda e Kigali

Luanda, Angola (PANA) - Angola e Rwanda vão passar a ter voos diretos entre si operados pelas suas transportadoras aéreas, respetivamente TAAG e RwandAir, nos termos de um acordo assinado pelos dois países esta quarta-feira, em Kigali.

Segundo a agência angolana de notícias (Angop), o acordo para estabelecer e operar serviços aéreos entre os dois Estados foi rubricado pelo ministro angolano dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, e pelo seu homólogo rwandês, Jean de Dieu Uwihanganye.

O documento segue-se a um memorando de entendimento assinado a 15 de maio passado entre o Instituto Nacional da Aviação Civil (INAVIC) de Angola e a Autoridade Aeronáutica do Rwanda.

Na sua execução, os voos entre Luanda e Kigali terão uma frequência inicial de sete ligações semanais partilhadas pela TAAG e pela RwandAir.

Segundo o ministro Augusto Tomás, que não avançou datas para o início das operações, este acordo aéreo permitirá reduzir o tempo de viagem para o Rwanda até duas horas e 40 minutos, dependendo do tipo de aeronave a operar.

A título de exemplo, ele indicou que, atualmente, um passageiro saído de Angola em voo de carreira leva em média sete ou oito horas para chegar ao Rwanda devido às escalas.

"Angola ocupa uma excelente posição geoestratégica em África, fator que a permite ser um corredor aéreo internacional privilegiado, tendo por isso muitas vantagens no que concerne, por exemplo, à redução do tempo de voo para muitos países", enfatizou.

Confirmou que o  processo em curso para a transformação de Luanda num "Hub" apresenta já "bons resultados", dado que os passageiros da África Central que utilizam a TAAG para a Europa e as Américas Central e do Sul "já ultrapassam um terço da taxa de ocupação" dos voos da transportadora angolana.

Por outro lado, sublinhou, este acordo vai ajudar Angola a dinamizar as relações de cooperação política, económica, social e financeira com o Rwanda.

O governante disse estarem criadas as condições para que a TAAG e a RwandAir possam concluir os estudos de mercado para materializar as orientações políticas dos dois países.

-0- PANA IZ 23maio2018

23 Maio 2018 23:21:47


xhtml CSS