Angola e Portugal identificam áreas prioritárias para cooperação agrícola

Luanda, Angola (PANA) - Angola e Portugal estão a identificar áreas prioritárias para a colaboração no domínio da agricultura, tendo em vista a assinatura de um acordo de cooperação a curto prazo, revelou segunda-feira fonte oficial.

Segundo o o ministro português da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Luís Manuel Santos, que falava à imprensa em Luanda após um encontro com o seu homólogo angolano, Pedro Canga, essa identificação está ser feita no plano institucional e empresarial.

A estratégia é sair da retórica para a fase concreta, disse o governante português, precisando que estão previstos dois planos de cooperação institucional, sendo o primeiro entre ministérios e o segundo entre os respetivos governos.

Entre outros aspetos, prosseguiu, os planos de cooperação devem ser alimentados com a
troca de experiência, o fornecimento de dados científicos, a formação a diversos níveis das relações internacionais e por via da cooperação a nível empresarial.

Luís Manuel Santos, que está em Angola a convite do homólogo angolano, considerou a agricultura a base de sustentação das populações, sublinhando que “o que se pretende é ter uma população próspera em qualidade e em produtos de preferência produzidos no seu país”.

A delegação de Luís Manuel Santos, cuja visita tem a duração de três dias, já esteve na província do Bengo, ao norte do país, e tem igualmente agendadas outras deslocações à região centro-sul, designadamente nas províncias do Huambo e do Cuanza-Sul.

-0- PANA IZ 25julho2016

25 juillet 2016 18:37:21


xhtml CSS