Agência Panafricana de Notícias

Angola e ONU defendem necessidade urgente de estabilidade no Sudão

Luanda, Angola (PANA) - Angola e as Nações Unidas defendem a necessidade de uma estabilização urgente no Sudão, dependente de um cessar‑fogo efetivo, de negociações políticas inclusivas e de um compromisso internacional consistente, capaz de ajudar a reconstruir as instituições do Estado, soube a PANA de fonte oficial.

Esta informação saíu de um encontro ocorrido domingo último em Aswan (Egito) entre o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, e o enviado especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Sudão, Ramtane Lamamra.

O encontro decorreu à margem do Fórum de Aswan para a Paz e Desenvolvimento Sustentável iniciado domingo último de manhã, com uma duração de um dia, segundo um comunicado de imprensa do Ministério angolano das Relações Exteriores (MIREX).

Os dois interlocutores passaram igualmente em revista a situação política e de segurança no Sudão, onde a guerra civil opõem o Exército Nacional a paramilitares das Forças de Apoio Rápido, deteriorando a cada dia que passa a situação humanitária.

Estiveram presentes neste tête-à-tête altos funcionários do MIREX.

-0- PANA JA/DD 19out2025