Angola e Estados Unidos avaliam situação na República Centroafricana

Luanda, Angola (PANA) - A subsecretária de Estado americana para os Assuntos Africanos, Linda Thomas-Greenfield, chegou quinta-feira a Luanda como enviada especial do Presidente Barack Obama para examinar com as autoridades angolanas a situação prevalecente na República Centroafricana (RCA), entre outras questões.

A diplomata americana escalou a capital angolana acompanhada de Russel Feingold, atual enviado especial do Presidente Barack Obama para a Região dos Grandes Lagos.

Segundo ela, os Estados Unidos continuam a contar com o apoio de Angola na assistência humanitária e de segurança à RCA bem como nos esforços de pacificação na República Democrática do Congo, em particular, e de toda a região dos Grandes Lagos em geral.

Em declarações à imprensa depois de uma audiência que lhe foi concedida pelo Vice-Presidente angolano, Manuel Vicente, ela afirmou que Angola e os Estados Unidos têm uma “parceria muito forte” na Região dos Grandes Lagos.

Antes de visitar Angola, a diplomata americana passou pela RCA, onde manteve encontros com a Presidente interina, Catherine Samba-Panza, e com os representantes das Nações Unidas e da União Africana no país.

Com o representante da ONU, Linda Thomas-Greenfield disse ter abordado a possibilidade de se aumentar a força de manutenção de paz na RCA, tal como se fez no Burundi e no Rwanda.

Angola assegura atualmente a presidência rotativa da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

-0- PANA IZ 11abril2014

11 Abril 2014 14:49:17




xhtml CSS