Agência Panafricana de Notícias

Angola e Espanha reforçam cooperação

 

Luanda, Angola (PANA) - A República de Angola e o Reino da Espanha manifestaram o interesse de incrementarem as “excelentes relações de amizade e de cooperação nos domínios bilateral e multilateral”, soube a PANA de fonte oficial.

O interesse comum foi manifestado terça-feira última em Addis Abeba (Etiópia) pelo embaixador de Angola naquele país, Miguel César Bembe Domingos, e pelo sei homólogo da Espaha, Guillermo Lopez Mac-Lellan, durante um encontro de trabalho na mesma cidade.

Em comunicado, enviado ao Jornal de Angola Online, a Embaixada de Angola na Etiópia referiu que a posição comum foi vincada durante o encontro decorrido nas instalações da Missão Diplomática angolana, em Addis Abeba, os dois interlocutores destacaram o intercâmbio multissetorial, designadamente na vertente económico-empresarial, política e cultural.

Os dois diplomatas evocaram as oportunidades de negócios que Angola oferece e que têm atraído investidores espanhóis para o mercado do país, implementando projetos nas áreas da energia e águas, das pescas, dos transportes, da geologia, da saúde, da educação, das tecnologias de informação e comunicação, da construção civil e das indústrias agroalimentar e farmacêutica.

Miguel Bembe aproveitou a ocasião para informar que Angola vai assumir formalmente, quarta-feira, o assento no Conselho de Segurança e Paz (CSP) da União Africana (UA).

Por sua vez, Guillermo Lopez Mac-Lellan afirmou que, no quadro da União Europeia, a Espanha apoia a resolução das questões de paz e segurança, sob o auspício da UA.

-0- PANA JA/DD 02abril2024