Angola assume presidência das bibliotecas da África Austral e Oriental

Luanda, Angola (PANA) - Angola assume, desde sexta-feira, a presidência da Associação das Bibliotecas Parlamentares da África Austral e Oriental (APLESA), por um ano.

A escolha teve lugar no final da 17ª Conferência da APLESA que decorreu, em Luanda, sob o lema "Melhores Bibliotecas Parlamentares, Melhores parlamentos e Melhores Sociedades”.

De acordo com os resultados deste encontro, o Angolano Geraldo Cambiete assume a presidência da organização, enquanto a vice-presidência coube à Zambiana Xama Fula.

Por seu turno, o Uganda vai coordenar a Secretaria Geral ao passo que os vogais passam a ser um moçambicano e  um zimbabweano.

A conferência recomendou a busca de parcerias com as melhores bibliotecas do mundo, com vista a servir melhor os parlamentares das regiões Austral e Oriental do continente.

Recomendou igualmente a elaboração do plano estratégico para os próximos cinco anos, bem como a elaboração de orçamento que reflita os desafios da Associação, segundo o comunicado final.

Durante cinco dias, as discussões versaram sobre temas como “Parlamento, Bibliotecas e Tecnologias de Informação”,  “a Organização de Informação Legislativa e Parlamentar”, e
“a preservação digital na Assembleia Nacional de Angola”.

Os participantes abordaram igualmente "a relação entre Parlamentos e Media”, “ as tecnologias de informação e comunicação no Parlamento angolano”, bem como “software para bibliotecas ao encontro das necessidades dos usuários”.

"O Sistema Nacional de Bibliotecas em Angola: a rede nacional de bibliotecas públicas”, “ O arquivo como suporte da boa governação e do desenvolvimento económico e social”,”  A rede nacional de bibliotecas escolares”, foram outros temas discutidos.

O evento congregou representantes de Angola, África do Sul, Botswana, Moçambique, Namíbia, Swazilândia, Quénia, República Democrática do Congo, Uganda, Zâmbia, e Zimbabwe.

-0- PANA ANGOP/IZ 21maio2017

21 Maio 2017 16:06:52


xhtml CSS