Angola apresenta projeto de Mbanza Kongo como património mundial

Luanda, Angola (PANA) - Angola apresentou, quinta-feira, ao Conselho Executivo da União Africana (UA), em Addis Abeba (Etiópia), o seu projeto de inscrição do Centro Histórico de Mbanza Kongo na lista do Património Mundial da UNESCO.

Com esta proposta, Angola pretende dignificar a história dos países da África Subsariana, em especial, e de África, em geral, segundo a ministra angolana da Cultura, Carolina Cerqueira.

A governante afirmou que o seu país apresentou o estado de preparação e os passos dados para a concretização do projeto, estando agora à procura da solidariedade institucional dos líderes do continente.

O objetivo é sensibilizar a UA ao papel de Mbanza Kongo no contexto da história de África, disse em declarações à imprensa no primeiro dia dos trabalhos do Conselho Executivo da UA que prepara a cimeira dos chefes de Estado e de Governo da organização continental.

O dossiê de candidatura do Centro Histórico de Mbanza Kongo à inscrição na lista do Património Mundial já foi submetido a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), com sede em Paris.

O projeto foi lançado em 2007, na cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, no norte do país, durante a realização da II Mesa Redonda Internacional sobre "Mbanza Kongo, Cidade a Desenterrar para Preservar", numa promoção do Ministério da Cultura.

-0- PANA ANGOP/IZ 27jan2017

27 Janeiro 2017 16:39:48




xhtml CSS