Angola acolhe negociações sobre conflito na RCA

Luanda, Angola (PANA) - Angola vai organizar em breve reuniões de alto nível entre as partes da República Centroafricana (RCA) para se encontrar uma solução pacífica ao conflito neste país da África Central, revelou o secretário de Estado americano, John Kerry.

Falando em conferência de imprensa segunda-feira em Luanda, Kerry indicou que esta questão foi discutida durante a audiência que lhe foi concedida no mesmo dia pelo Presidente Eduardo dos Santos, no quadro da sua visita oficial de 48 horas a Angola.

Na ocasião, explicou, Eduardo dos Santos garantiu-lhe que Angola está disposta a dar mais ajuda adicional à RCA para além de facilitar as negociações entre as partes.

O chefe da diplomacia americana reconheceu que Angola está a assumir um papel central e integral “porque tem conseguido unir os países africanos, levando-os a uma paz duradoira”.

Destacou também o contributo que Angola tem dado aos países dos Grandes Lagos, em geral,  citando como exemplo o seu "papel e compromisso em relação à República Democrática do Congo (RDC)".

Para o secretário de Estado americano, Angola constitui "um parceiro importante" dos Estados Unidos e espera-se que a cooperação entre os dois países continue a fortalecer-se cada vez mais.

“Estou muito encorajado num diálogo e fortalecimento desta abertura na área da segurança”, frisou, sublinhando que o encontro com o Presidente José Eduardo dos Santos foi "positivo e construtivo" na abordagem de questões regionais, bilaterais e de segurança.

Segundo ele, os dois países estão comprometidos em reforçar o relacionamento bilateral na busca de um futuro melhor.

Disse ter igualmente abordado com o chefe de Estado angolano os preparativos da anunciada cimeira Estados Unidos-África, a ter lugar em agosto próximo, em Washington, para examinar questões de interesse bilateral, regional e internacional.

-0- PANA IZ 06maio2014

06 Maio 2014 19:06:30




xhtml CSS