Angola, Namíbia e África do Sul cooperam na protecção de litoral

Luanda- Angola (PANA) -- Angola, Namíbia e a África do Sul, países que partilham o ecossistema da corrente fria de Benguela vão executar um programa destinado a proteger aquela zona do litoral-centro angolano contra a degradação e a exploração exagerada dos seus recursos marinhos, soube-se sexta-feira em Luanda de fonte oficial.
O programa, uma iniciativa regional que congrega os três países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), visa proteger as áreas marinhas sensíveis, nomeadamente as zonas de desova e de crescimento dos recursos, assim como a investigação dos impactos das actividades económicas, como a pesca, exploração petrolífera e o turismo.
Angola vai apoiar a criação duma comissão interina da corrente de Benguela que vai coordenar a gestão integrada do ecossistema da região com vista a assegurar a sustentabilidade do programa e o maior envolvimento dos países da SADC, anunciou quinta-feira em Luanda a vice-ministra angolana das Pescas, Vitória Barros Neto.
A governante, que falava no acto de lançamento oficial dum vídeo do programa do largo do ecossistema marinho da corrente fria de Benguela, explicou que Angola vai apoiar a instituição da comissão porque a mesma pode melhorar a gestão do ecossistema para o benefício das populações.
Para o efeito, Angola aprovou uma Lei sobre os Recursos Biológicos Aquáticos com o objectivo de assegurar a protecção do ecossistema sensível, a recuperação de ecossistema degradados, bem como o estudo e a gestão de espécies partilhadas.
De acordo com o representante do Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD), Pierre François Pirlot, a actual má utilização dos recursos prejudicará as gerações futuras, os países vizinhos e, em última instância, o património da humanidade.
O vídeo ilustra a beleza do ecossistema com imagens das suas espécies de peixes, de mamíferos, de aves e de milhares de lagostas mortas por falta de oxigénio, assim como os efeitos desastrosos da exploração mineira do petróleo e gás na costa.

28 يناير 2005 19:00:00


xhtml CSS