Angola, Botswana e Namíbia conectam-se por cabo de fibra óptica

Luanda- Angola (PANA) -- Os Governos de Angola, do Botswana e da Namibia assinaram terça-feira, em Luanda, um memorando de entendimento no sector das telecomunicações, visando a execução dum projecto de conexão por cabo de fibra óptica do sistema Sat-3.
O memorando de entendimento foi assinado pelo ministro angolano das Telecomunicações, Licínio Tavares, pela sua homóloga tswanesa das Telecomunicações, Ciência e Tecnologias, Pelonomi Vensoni, e pela vice-primeira-ministra da Namíbia, Libertina Amathila.
O cabo internacional de telecomunicações em fibras ópticas, que parte da Cidade do Cabo (África do Sul) para Portugal e deste para outras regiões do mundo, ligará Angola à Namíbia e depois ao Botswana.
O ministro angolano das Telecomunicações disse, no acto de assinatura do acordo, que um projecto de cabo de fibra óptica marinha será executado em Angola pela empresa sueca Ericcson para atender as necessidades do país e dos países limítrofes.
Adiantou que as partes assinantes reunir-se-ão dentro de dois meses em Gaberone (Botswana) para analisar os aspectos técnicos e orçamentais ligados à implementação prática do projecto nos três Estados até 2009.
Na África Sub-sariana apenas o Gabão, Angola e a África do Sul aderiram ao sistema de telecomunicações internacional através do cabo de fibra óptica.

18 Julho 2007 12:55:00


xhtml CSS