Alto funcionário do Banco Mundial esperado quinta-feira no Mali

Bamako- Mali (PANA) -- O vice-presidente da Agência Multilateral de Garantia de Investimentos do Grupo do Banco mundial (MIGA), Roger Pruneau, é esperado quinta-feira no Mali para uma visita de 72 horas, soube-se segunda-feira de fonte oficial.
Segundo um comunicado do Ministério maliano da Economia e Finanças, o alto funcionário do Banco Mundial manterá encontro com as mais altas autoridades locais, nomeadamente o ministro das Finanças e da Economia, Bassary Touré.
Criada em 1998, a Agência Multilateral de Garantia de Investimentos, dotada de um capital de dois biliões de dólares, conta com 154 países memebros e tem por missão mobilizar o investimento directo estrangeiro nos países com economias emergentes.
O organismo fornece vários serviços, principalmente a garantia contra os riscos não comerciais para os investidores e as instituições financeiras, bem como a disseminação de informações sobre as oportunidades de negócios através da Internet.
A MIGA vela igualmente pelo reforço das capacidades do conselho em matéria de promoção dos investimentos para melhorar o clima dos investimentos e a imagem dos países onde intervém.
Esta estrutura está pouco representada em África, um continente que só beneficia de 15 por cento dos seus investimentos avaliados em 5,3 biliões de dólares no final do ano de 2002.
O organismo participou com 44 milhões de dólares (num investimento global de 80 milhões de dólares) na criação de IKATEL, segundo operador maliano de telefonia móvel, lançado em Fevereiro último.

24 Março 2003 16:56:00




xhtml CSS