Alpha Konaré retira-se da Presidência da Comissão da UA

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- O presidente da Comissão da União Africana, Alpha Oumar Konaré, anunciou quinta-feira na abertura da décima sessão do Comité Executivo da organização panafricana que passará a pasta ao seu sucessor a 16 de Setembro próximo, confirmando a sua decisão de rejeitar a disputa dum segundo mandato.
Konaré anunciou no seu discurso na abertura da Sétima Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo realizada em Julho último em Banjul (Gâmbia) que não seria candidato à sua sucessão.
Ele enviou a 11 de Outubro de 2006 ao chefe das Missões Permanentes da UA uma correspondência, a que a PANA teve acesso, para lhe notificar a sua firme decisão de se retirar no fim do seu mandato.
"Não apresentarei uma candidatura à minha sucessão para um segundo mandato à frente da Comissão da UA", sublinhou Konaré, acrescentando "não disputarei igualmente nenhum mandato no seio da União Africana".
Para que a sua decisão seja percebida como irrevogável, Konaré pediu ao chefe das Missões Permanentes de UA para informar as mais altas autoridades dos países africanos por intermédio dos seus representantes.
O sucessor de Konaré na Presidência da Comissão da UA deverá ser conhecido durante a Nona Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da organização panafricana prevista para Julho próximo em Accra (Gana) depois da sua eleição pelos líderes africanos.

26 Janeiro 2007 12:38:00




xhtml CSS