Agência Panafricana de Notícias

Alpha Condé em liberdade na Guiné Conakry

Conakry, Guiné (PANA) - A junta no poder na Guinée libertou sexta-feira o ex-Presidente guineense, Alpha Condé, que doravante morará nuresidência privada da sua esposa em Landreah, no bairro Djené Kaba, na comuna de Dixinn, um subúrbio de Conakry, soube a PANA de fonte oficial.

O  Comité Nacional para a Coligação e Desenvolvimento (CNRD) garante , num comunicado lido sexta-feira na Televisão Nacional, que Condé pode receber visitas da sua família biológica e política, de amigos e dos seus próximos colaboradores.

O ex-Presidente Condé ali ficará enquanto espera pela conclusão das obras de reconstrução da sua residência privada, em Kipé, na comuna de Matoto, subúrbio de Conakry.

Esta casa foi alvo de tiros intensos em 2011 dados por assaltantes, um ano depois da sua eleição à frente da Guiné, para um primeiro mandato de cimco anos, recorda-se.

Eleito a 7 de novembro de 2010, reeleito a 11 de outubro de 2015 e, em condiçôes controversas, a 18 de outubro de 2020, Alpha Condé foi derrubado a 5 de setembro de 2021 por um golpe de Estado militar protagonizado pelo coronel Mamadi Doumbouya, que desde então é o homem forte da Guiné.

Vários observadores sublinham que a sua libertação, que interveio a 72 horas da data limite fixada pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), serve para convencer de "boa fé" dos novos mestres do país. 

De facto, a CEDEAO tinha ameaçado tomar sanções contra a Guiné se, até à date de 25 abril correntel, a junta no poder na Guiné não fixasse a duração da da transition com a publication dum cronograma.

-0- PANA AC/JSG/DD 23abril2022